sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Humanização:muito falado!!!muito vivido???


A Humanização na atenção à saúde para Paulo Fortes, no artigo intitulado  "Ética, direitos dos usuários e políticas de humanização da atenção à saúde", consiste em entender cada pessoa em sua singularidade, tendo necessidades específicas,e, assim, criando condições para que tenha maiores possibilidades para exercer sua vontade de forma autônoma.

É tratar as pessoas levando em conta seus valores e vivências como únicos, evitando quaisquer formas de discriminação negativa, de perda da autonomia, enfim, é preservar a dignidade do ser humano.

Vejam que legal esse cordel sobre o SUS (Sistema Único de Saúde) e a Humanização




Pra fazer a humanização sair do papel ou das conversas de corredor, os graduandos da área da saúde precisam apreender o significado disso tudo e transformar a teoria em prática. E para isso, os estudantes  precisam viver essa humanização no seu processo formativo...senão, como colocaremos em prática algo que não é vivido???

Pra continuarmos essa discussão, leiam o artigo  "Holismo só na teoria: a trama de sentimentos do acadêmico de enfermagem sobre sua formação"

45 comentários:

  1. A ideia do holismo é se preocupar com o próximo, é essencial tanto para um enfermo quanto para um profissional. É preciso aprender a lhe dar com suas emoções, cuidar de si próprio, amadurecer, e consequentemente fazer isso por quem está por vir. Ao se tornar profissional, precisa-se ouvir, conversar, entender e saber valorizar a importância de cada paciente, respeitar o direito que cada um tem, tentando enxergá-lo como um todo.
    Isso tudo é ser humano e digno da conhecida frase, 'a arte do cuidar'.

    Thomás Conceição

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    1. Concordo com o que você escreveu,mas qual a relação que vc faz disso tudo com sua formação na faculdade???

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    2. Primeiramente a gente nota que nem tudo que vemos durante a formação na faculdade é como é a realidade fora desse ambiente.
      Então, nesse período de aprendizado, devemos amadurecer precocemente nossa cabeça, nossos conceitos, ou seja, aprender e errar enquanto podemos, e sermos corrigidos enquanto ainda estamos estudando para não ter que errar lá na frente.

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    3. E você não acha que mesmo discutindo muito na faculdade não vai cometer erros???Errar é humano...

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  2. Os estudantes de enfermagem em sua maioria não é desenvolvido para um convivio mas humanizado e sim técnico em suas ações. Mas essa visão holistica que o artigo veio mostrar é os professores que podem tirar essa menssagem e direcionar ao acadêmico em enfermagem qual a importância de se humanizar perante ao paciente sem ter obstáculos de convivência e assim levando a um cuidado e prestação de serviço com qualidade.

    O Cuidado perante ao paciente é demostrado pelo conhecimento científico, técnico e humanizado. Essa comprienção é de total importância e um valor que não deve ser descartado como objeto, o ser humano é de tanta preciosidade que a profissão em especial a enfermagem tem a obrigação de incrementar passando uma positividade e transformar o paradigma destruindo a verdadeira realidade humanista, e que o único propósito É CUIDAR E AMAR O PRÓXIMO.

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    1. Oi Carol pq vc acha que os estudantes estão sendo formados para um cuidado mais técnico e menos humanizado???

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    2. Estão sendo formados os futuros enfermeiros e profissionais de saúde priorizando os direitos do profissional ( carga horaria, piso salarial e melhores condições da profissão) esquecendo o principal que é o verdadeiro sentido a prestação de serviço.
      Os estudante se preparam técnicamente para não cometerem erros e prestar um serviço objetivo e com pouca interação e envolvimento com o paciente.
      Um pensamento dos estudantes menos humanizado pode ser um envolvimento limitado para não ter vinculos e não se expor emocionalmente.
      Acho que os cuidados mais técnicos é uma prestação de serviço limitada com o envolvimento e assim eles acham que vão facilitar o trabalho.

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    3. Respeitar os direitos dos pacientes deve ser uma prioridade no cuidado, mas se os profissionais também não tiverem seus direitos garantidos e respeitados, isso também não é descuidar do cuidado???Não somos todos sujeitos, cidadãos???

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    4. Sim nois somos cidadãos e academicos, Mas levei esse assunto ao descaso e a má prestação de serviço de alguns profissionais que são formados a pouco tempo que só se preocupa com um piso salarial alto..Claro que é excelente uma valorização dos governantes. Mas não podemos priorizar e esquecer o verdadeiro motivo que cada um de nois escolhemos essa formação (algumas pessoas escolheram por uma melhor prestação de serviço e ajudar o proximo o momento que mais precisam.)

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  3. O Olhar holístico começa muito antes da patologia se instalar no ser humano,não trata só corpo,mas também mente e espirito.Os estudantes da areá de saúde se prendem muito a saúde tecnicista e não procuram buscar o lado emocional do paciente que implica muito na sua melhora ou piora,o "ato de cuidar" estar muito ligado ao " Olhar holístico".No momento em que eu ouço verdadeiramente(esquecendo do meu problema que deixei lá fora e centrando no problema dele) o meu paciente eu já estou praticando o cuidado e o olhar holístico tão comentando.
    "Devemos ser a enfermagem que queremos ter".(Marislei Espíndula Brasileiro)

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    1. Olá Marislei, seja bem vinda no blog...sua apalavras são muito pertinentes pois o cuidar não pode ser dissociado o ouvir, do enxergar, do tocar, do sentir, do respeitar...mas o que vc acha da formação? os estudantes estão tendo essas discussões na academia??

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    2. Assim , é algo muito relativo, pois os educadores eles falam muito a respeito da humanização e do olhar holístico mas sempre direcionado ao PACIENTE. Mas a maioria dos educadores não praticam essa humanização na sala de aula,ou seja com os alunos.A relação educador-educando é muito superficial,o educador muitas vezes nos ver como maquinas a serem treinadas para cuidar e não como seres humanos e muitos nem se quer sabem nosso nome. E muitas vezes isso reflete quando estamos lá no hospital tratando de um paciente nem se quer olhamos para o rosto de quem estamos aplicando uma medicação ou ate mesmo dando um banho. Na verdade temos que estar a todo tempo buscando nos aperfeiçoar para cuidar do outro como nós queremos ser cuidado!Temos que ir alem do tratar a patologia.

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    3. Desculpem a confusão...Marislei é a autora da frase citada...o comentário acima é da minha querida aluna Camila...kkk!!!

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  4. Fala-se muito desse olhar holístico, da atenção que devemos dar tanto ao paciente quanto aos seus familiares. Na faculdade, os professores estão sempre colocando esse ponto em questão e sabemos o quanto é importante saber avaliar o paciente levando em consideração não apenas o fator principal que o levou a unidade de saúde, mas ouvir as suas queixas que podem contribuir de alguma forma para um bom entendimento entre o profissional e o paciente.
    Na verdade, seria interessante se os alunos fossem avaliados através deste olhar holístico para poder ver o outro da mesma forma, porque às vezes parece que são máquinas que estão sendo treinas para cuidar, mas não são vistos como seres humanos que também precisam de cuidados.

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  5. E como vc acredita que deva ser essa avaliação holística???bjs

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    1. Existem professores que sequer sabem o nome de seus alunos, essa avaliação holística na verdade seria a questão de prestar mais atenção, colocar a humanização em prática na sala de aula.

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  6. Humanização é colocar-se no lugar do outro sempre,ouvindo,respeitando suas idéias e opiniões,valorizando seus atos por mais simples e invisíveis que possam ser.
    Como graduanda de enfermagem,percebo um sincronismo na construção do conhecimento,na valorização humana e ética na academia.Restando para mim e todos os meus colegas a consciência e escolha de nos tornarmos um profissional que faça a diferença e viva a humanização sempre. MANUELLE OLIVEIRA

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    1. Você poderia explicitar, dar exemplos, dos momentos em que você percebe esse sincronismo na construção do conhecimento,na valorização humana e ética na academia

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    2. Nas atividades desenvolvidas na sala de aula e na sociedade que nos propocionam uma reflexão da prática humanizada, ética e situações reais que andam acontecendo e estampadas na paginas dos jornais...

      MANUELLE

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  7. Quado se fala no olhar holístico, dentro da saúde, logo pensamos que devemos tratar os pacientes com ser humano, ser digno de respeito, que devem ser tratados com carinho, zelo e atenção. Porém nossa realidade é um tanto diferente, observa-se os profissionais tecnicistas que atuam em diversas áreas da saúde, onde trabalham como máquinas e tratam esses pacientes de forma mecânica, onde o termo holístico fica bem distante. Aprendemos nas salas de aula que devemos olhar o paciente como um todo, não fragmentado, não apenas para a sua patologia, porém ao chegarmos na prática essa realidade foge completamente da teoria perfeita que nos é ensinada. Esquecemos de que, quem está passando por um determinado problema não quer apenas um medicamento, um curativo trocado na hora certa, mas uma palavra de conforto, ser ouvido ou apenas um sorriso incentivador. Tratar de forma humanizada não é apenas cuidar do corpo, da patologia executando técnicas de maneira ágil,e sim cuidar do outro ouvindo, respeitando tando o lado emocional quanto o espiritual. Ter conhecimento científico é importante e fundamental, porém o lado emocional e humanizado é também de suma importância para desenvolvermos a tão falada "arte do cuidar".

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    1. E porque na hora da prática as coisas não saem igual como aprendemos na academia? Não seria só colocar a mão na massa,trilhando o cainho certo, sendo técnico e humano???

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    2. Essa seria a melhor forma de sermos profissionais humanizados, espero que nossos colegas, futuros enfermeiros, não sigam essa linha de trabalho desses "maus profissionais", porque infelizmente deparamos com alguns profissionais que agem de forma mecânica e até parecem que nunca ouviram a palavra: HUMANIZAÇÃO!!!

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  8. Em sala de aula tem se discutido ,sobre o atendimento humanizado que ouve, compreender, acolher, respeita queixas e necessidades do paciente de forma ética que garante o elo entre o profissional-paciente.Mas na realidade não é o que observamos ,alguns profissionais tem exercido de forma tecnicista.Em fim, as faculdades tem tentado, capacitar profissionais como FLORENCE( que acreditava que Deus havia chamada para ser enfermeira)que ama cuidar.JOYCE PAZ

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    1. Você acha que pra ser bom enfermeiro tem q ter um chamado de Deus? existe um dom?Ou alguém pode se tornar um excelente enfermeiro mesmo nunca tendo pensando em ser isso antes ???

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  9. Muito ouço falar sobre olhar holístico e humanização relacionada a prática, vivência e aprendizagem durante a formação do enfermeiro.
    Entendo por holismo ver o paciente como “todo”, de forma a observar seu corpo, mente, emoção, condição espiritual e ambiente onde está inserido. Acredito que o holismo está relacionado diretamente com a humanização, pois é desta forma diminuímos a fragmentação do atendimento visando não só a doença que acomete o paciente, mas as outras coisas que podem estar relacionada à sua melhora. Saber ouvir, conversar e a empatia são característica do enfermeiro que pratica a humanização.
    Na formação acadêmica percebo que muitas disciplinas falam sobre a humanização da saúde, porém, não somos treinados para o mesmo. Muitas vezes sabemos o que significa, mas na vivência principalmente em práticas de estágios não exercitamos.

    LAIZ AZEVEDO

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    1. Porque vocês não conseguem colocar isso em prática durante os estágios no hospital?

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    2. Acredito que haja uma dedicação maior na prática, a vontade de executar as ações que nos são dadas. Isso acaba ofuscando o lado da humanização (pensar mais no paciente e não só na sua doença ou parte a ser tratada).

      Laiz

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  10. Durante o processo acadêmicos, os professores pregam a teoria junto com a prática de forma que devemos exercer da maneira mais correta possível, passo a passo, para promover um bom atendimento, evitando a proliferação de bactérias e contaminação por meio de técnicas assépticas. Mas quando estamos em período de estágio, acompanhando um familiar que está internado a realidade é outra, a humanização passa longe, os comentários que se houvem pelos corredores é que "tomara que aquele paciente não resolva morrer no meu plantão... Que paciente insuportável, porque não morre logo?"
    Então é muito chocante as atitudes que são empregadas pelos profissionais de saúde em certas instituições que vemos por aí, onde não há cobrança nem fiscalização de órgão estadual nem federal, sendo que a população fica a mercê dos cuidados desses profissionais. Então pra onde foi o conhecimento aprendido durante o período acadêmico? Porque se prega tanta humanização se não é empregada pelos profissionais? Então vamos buscar as respostas e fazer a diferença! ( Kamilla Costa)

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    1. Isso mesmo Kamilla,vamos continuar buscando o melhor caminho, buscando sempre a perfeição da técnica e o respeito ao outro

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  11. Fala-se muito de um “olhar holístico” – “olhar como um todo” (valores e vivências de cada ser), visão esta que deveria começar desde o acolhimento para com o paciente, ou seja, uma proximidade de carinho e respeito antes do “cuidar patológico”. Embora haja uma busca constante da integralidade do ser humano, observa-se que a formação do enfermeiro realça a dimensão e técnica e pouco permite o desenvolvimento interno do profissional. Assim, entendo que a “Enfermagem” tem buscado seu espaço, enquanto carreira profissional, voltando-se para o cuidado das pessoas que assiste, estabelecendo este o maior ensejo do seu trabalho, sendo assim, a formação do acadêmico carece constituir-se de atividades estratégicas que possibilitem ao aluno a conhecer-se melhor, assim como os seus valores, caráter e sentimentos perante situações diversas para que assim possam saber “cuidar holisticamente do outro”, abrangendo não só a sua aptidão técnica e científica, mas a sua totalidade, concebendo-se como “pessoa” que possui predicados individuais e que conhece diversos sentimentos quando pratica suas atuações profissionais e quando se busca o ser absoluto naquilo que exerce , podendo então ter um olhar diferenciado para com o outro, supondo que este já tenha decorrido por algo do tipo (exercitado), sabendo assim diferenciar esse cuidar holístico e praticá-lo.
    (ADRIANA AMARAL)

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  12. Sim Sui,esse era o pensamento de Florence,pois Deus não escolhe os capacitados,mas capacita os escolhidos.Pois muito ao entrarem em uma universidade escolhe um curso e passa em outro curso e passa a perceber que era tudo o que você mas queria.Joyce Paz

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    1. Precisamos é entender a profissão que decidimos ter para entendermos também todas as responsabilidades, alegrias e tristezas que ela nos dará...assim, nossa caminhada será mais real e menos sofrida

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  13. A visão do enfermeiro deve ser de homem como um “todo” pois ai está a base da humanização; o enfermeiro é o conservador e mantenedor das energias do paciente sendo extensão do sistema perceptual do ser humano ao aparecer uma enfermidade; na enfermagem não podemos dividir o homem –corpo-matéria- espírito, e alma; A integridade do SER HUMANO é conseguida pela interação enfermeiro-paciente e depende desse conjunto perceptual nos dois indivíduos. Nos anos de deiscência aprendemos todas as teorias e praticas, porém nos estágios deparamos com situações bem diferentes, no ambiente hospitalar somos contaminados por profissionais que não tiverem vivencias com disciplinas que abordam o lado humano, e os que tiveram esta experiência se perderam no tecnicismo. A solução ao meu ver é estar em constante busca e reflexão a cerca da HUMANIZAÇÂO.

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  14. No processo de nossa formação acadêmica é discutida por todos os professores a teoria do cuidar holístico e humanizado, cuidar sem ser apenas um procedimento técnico simplificado, mas uma ação completa que tem significados e sentidos voltados para compreensão de saúde como um direito do ser em sua totalidade humana e social.
    Porém nos corredores acadêmicos e nos estágios supervisionados vivenciamos oposto do que se discute na teoria holística e humanística, pois somos vistos apenas pelo nosso conhecimento técnico, cientifico, prático e executores do processo de reabilitação do ser doente. Dessa maneira, a dimensão humana e psicossocial do ser acadêmico e profissional de enfermagem não é avaliada nem discutida no âmbito de nossa formação, verificando-se assim, que a frieza dos corredores acadêmicos e do ambiente hospitalar são os dificultadores para constituição do cuidar humanizado e holístico necessário em nossa formação.

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  15. Para que haja uma avanço na área de saúde no cuidar na humanização é preciso que os profissionais adote uma postura colocando-se no lugar do paciente, para sentir a necessidade de cuidar, de um atendimento com ética profissional.A humanizaçâo está relacionada com o olhar holistico que passamos o tempo todo no processo acadêmico ouvindo, onde devemos olhar o paciente como o todo , não só a patologia,mas na prática foge um pouco dessa realidade, onde escontramos profissionais mêcanico.O paciente quando chega para procurar um atendimento,nao podemos ver só a patlogia,mas sim devemos prestar um atendimento de qualidade , saber ouvir o paciente dá um palavra de conforto ,saber respeitar o espaço dele naquele momento que é tão díficil.Não devemos ser meros administradores de medicamentos, de troca de curativos,devemos ser humanos e trata-lós como humano e colocar em prática a arte do cuidar.Demos acolher e respeitar o usuário entendendo como um cidadão e não apenas como um consumidor de serviços a saúde.Rozelita

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  16. Na formação acadêmica aprendemos que devemos olhar o paciente como um todo ter uma visão holística, mas na pratica é tudo diferente. Podemos observar que na pratica o cuidado é a essência para o ser humano. O que se espera é que as pessoas consigam tratar as outras com respeito e consideração, com solidariedade e compaixão e demonstrar que não estão sozinhas, que podem contar com nossa ajuda, e isso pode ser demonstrado não só através de palavras como também de um toque e do cuidar não somente da parte física mais também psicológica.
    A população, em geral, esta se esquecendo dos valores e princípios éticos que todos devem seguir e respeitar. O profissional da saúde, ao receber o paciente, deve fazê-lo humanamente, com calor, identificando-se com sua dor, isto é, compaixão, oferecer-lhe segurança, olhar e permitir ser olhado, ouvir e permitir ser ouvido, sem julgamentos.
    Neste sentido no âmbito individual quanto no âmbito universal o cuidado de enfermagem deve ser um suporte para viver bem, promovendo condições para uma vida saudável e no beneficio do bem estar das pessoas.
    Para o enfermeiro saber reconhecer os limites do outro e as suas necessidades pessoais e profissionais é ser ético, hábil e competente. É preciso ter conhecimento cientifico e também um bom relacionamento ter autonomia com o grupo ser uma pessoa ativa, que articule ter capacidade de tomar decisões e saber trabalhar em equipe. Sendo assim é uma questão muito presencial em nosso cotidiano, principalmente para os profissionais de enfermagem. Visto que para este profissional a visão holística é de fundamental importância sendo está de grande valia na sua tomada de decisões no processo de cuidar, garantir e manter uma qualificação em sua assistência.

    Juliana Bonifácia Fonseca

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  17. Falar de Humanização não é tao fácil como se parece, ainda mais numa sociedade como esta que estamos vivendo,onde o individualismo e o espirito de competição está dominando as pessoas, tanto no ambiente de trabalho quanto nas Universidades. Sabe-se que no ambiente acadêmico a todo momento escutamos falar a respeito de como tratar o paciente,os familiares, que devemos nos colocar no lugar do outro para sabermos agir corretamente.Mas, infelizmente não é isso que acontece, nas nossas vivencias práticas são onde mais encontramos o desrespeito com próximo vindo não só de alguns profissionais já atuante na área, como também de “colegas” que estão ainda em fase de construção do conhecimento.
    A meu ver, a humanização é coisa que vem de berço, ou seja, não adianta nas universidades debater tanto a respeito do holismo, da humanização, se muitas pessoas acreditam que por ser ou está estudando para ser enfermeiro ou médico é superior a outra . Cabe a cada um de nós fazermos a transformação que queremos ver na enfermagem, pois apenas falar não adianta, temos que ir a luta, colocando em prática o que estamos aprendendo, e focando sempre o amor e o cuidado ao próximo em tudo que fizermos, pois assim chegaremos ao verdadeiro sentindo da palavra Humanização!

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  18. Um olhar holístico é o profissional de saúde, ao receber o paciente, deverá trata-lo humanamente, identificando-se sua dor, isto é tendo, compaixão; oferecer-lhe segurança; olhar e permitir ser olhado, ouvir e permitir ser ouvido, sem julgamentos e agressões. Porém nossa realidade é tão diferente, pois observa-se que os profissionais de enfermagem que atuam em diversas áreas de saúde, trabalham como máquinas, tratando os pacientes de forma mecânica com grosseria, indiferença, intolerância e desrespeito. Na faculdade aprendemos que devemos tratar os pacientes de forma humanizada, atendendo suas necessidades biológicas, psicológicas, sociais e espirituais, ou seja, cada um deve ser compreendido e aceito como um ser único e integral, independente se o individuo está consciente ou inconsciente, assim observa-se a falta de habilidade dos profissionais que exercem esta profissão que não desempenha um perfil de cuidadores, e passam a não praticar aquilo que aprende na faculdade.
    Sendo assim como futuros enfermeiros devemos ser atuante no processo ensino-aprendizagem, atuando não só na administração das atividades, mas sim esta em constante interação no processo de cuidado, extraindo elementos, contribuindo e melhor identificando soluções para os problemas, e através de seu conhecimento, desenvolver a humanização. (Jéssica Pereira)



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  19. No processo de formação dos profissionais de saúde, aprendemos que estamos sendo preparados para atender as necessidades do paciente em sua totalidade. A humanização no tratamento é essencial no processo da cura. A aproximação do profissional de saúde com o paciente e seus familiares, permite um relacionamento aberto e de confiança. É aí que entra a percepção do enfermeiro. Adquirida a confiança, cabe ao enfermeiro uma análise sistêmica do paciente. É hora de conhecer o paciente como um todo, identificando de que forma é sua convivência com familiares, modos, costumes e preferências, histórico de saúde, e tudo mais que possa estar relacionado com sua enfermidade.
    No entanto, a realidade vem nos demonstrando que alguns desses profissionais não atendem essas expectativas, seja por dificuldades e/ou deficiência no seu aprendizado na academia e nos estágios, seja por falta de comprometimento com a profissão escolhida. Nesse sentido, encontramos enfermeiros que não valorizam o ser humano. Os conhecimentos técnicos e práticos, por consequência, tornam-se insuficientes, às vezes inadequados, na lida com diferentes situações encontradas no cuidar.
    Percebe-se ainda uma necessidade de mudanças nas academias com relação a efetiva comprovação da apitdão desses graduados para atuarem como profissionais em instituições de saúde.
    Aos profissionais, a busca por atualização de seus conhecimentos técnicos e experiências práticas, deve ser uma constante para um melhor desempenho de suas atividades.

    MARINALVA MARIA RODRIGUES

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    1. Mari, queria sentir mais a sua opinião sobre esse assunto...quando conversamos vc sempre é muito consciente na sua fala...o que vc está sentindo ou percebendo desse seu processo de formação com relação a humanização?é vivida tanto quanto é falada???seja nas aulas ou nas práticas.

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  20. Cada um de nós devemos ser compreendidos, e aceitos como um ser único,com expectativas e necessidades próprias,não devemos focar apenas a cura da doença,mais sim, o individuo como um todo, suas crenças,seus valores, suas necessidades. Infelizmente não é isso
    que encontramos na maioria das vezes,existem pontos cruciais para a desumanização,como sobrecarga dos profissionais,excesso de escolas e cursos, profissionais nem sempre vocacionados.
    Devemos ser a mudança que queremos ver!

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  21. Eu acho que a academia até tenta nos dar esta formação holística, temos como exemplo as aulas de Fábia Quele que nos ensinou sobre ética e a forma de ver o paciente, as aulas de Aline lá no início do curso que também nos faziam refletir a cerca destas questões, porém talvez pelo fato de termos muitas matérias técnicas isso faz com que todos nós nos preocupemos com estas e deixemos este olhar um pouco de lado.Acredito sinceramente que precisamos ser trabalhados neste sentido que é tão importante quanto o técnico-científico pois, é o conjunto que define um bom profissional.

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    1. Concordo com você Joelma, alguém mais??? A super valorização da técnica acaba por atrapalhar o cuidado

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  22. Tomando como base o artigo, podemos desenvolver uma reflexão em torno das atitudes tomadas por nós estudantes de enfermagem. Entendendo que, se faz necessário uma doação por parte de nós estudantes e colaboradores de estudo e ensino. O objetivo é único, formar profissionais capacitados para desenvolver a atividade de enfermagem no melhor nível de atuação, sobressaindo à capacidade de enxergar o paciente de forma humanista e a partir das técnicas adquiridas ao longo do processo de ensino, proporcionar ao paciente um conforto necessário para sanar a sua atual patologia.
    Podemos notar a necessidade de integração entre o aluno e o professor. Nesse sentido se faz necessário uma doação de ambas as partes. A relação de amizade e companheirismo torna o processo de desenvolvimento mais acessível podendo assim adquirir um enriquecimento de conteúdo. Dentro do processo de ensino verificamos constantes manifestações por parte de nós acadêmicos de enfermagem, a partir daí temos que desenvolver um controle emocional capaz de não influenciar o nosso processo de ensino que devemos constantemente aplicar em nosso dia a dia como profissionais, nos colocando sempre no lugar do outro de forma humanizada. A humanização começa nas salas de aula enquanto acadêmicos deve exigir respeito entre alunos e professores, na pratica devemos levar a importância de nos colocar no lugar do outro e poder passar o que gostaria de receber se nós mesmos estivéssemos ali.

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    1. Essa relação de amizade e companheirismo entre alunos e professores anda como???como você a está vivenciando???

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